Agora vai? Japão projeta “carros voadores” decolando já em 2023.

Agora vai? Japão projeta “carros voadores” decolando já em 2023.

Os tão esperados carros voadores, retratados em qualquer filme ou desenho animado sobre o futuro, são desenvolvidos há anos, mas ainda estão longe de decolar pelo mundo. Mas o Japão projeta que até 2023 veículos futuristas já devem ser comercializados por lá.

A data, curiosamente, é a mesma projetada pela Uber para o lançamento do seu Uber Air. Não se sabe se a pandemia pode atrasar os planos, já que os testes deveriam ter começado neste ano.

A startup japonesa SkyDrive anunciou o projeto SD-XX, uma aeronave para duas pessoas com o tamanho aproximado de um carro. Com 1,5 m de altura, 4 m de comprimento e 3,5 m de largura, é o menor “veículo pessoal voador” do mundo.

O SD-XX não é exatamente um carro voador, no estilo “Blade Runner” ou “De Volta Para o Futuro”. Faz mais o tipo Jetsons. Também não é um helicóptero. O protótipo se parece com um grande drone, com quatro rotores que o mantém no ar, fazendo pousos e decolares verticais.

Essa tecnologia é chamada VTOL (Vertical Take-off and Landing), que dispensa o uso de pistas de pouso ou helipontos especiais. Por isso, é ideal para grandes e congestionadas cidades. E até para regiões montanhosas e ilhas remotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *