Tecnologia que proporciona Segurança no Transito ?
Confira agora as principais inovações da tecnologia no transito:
1. Dispositivos nos veículos
Organismos internacionais reconhecem que a indústria automobilística é quem tem dado uma das principais contribuições para a segurança no trânsito, com a evolução da tecnologia nos veículos.
Hoje, uma série de modelos já sai de fábrica com sensores nas rodas e na caixa de direção, fazendo o controle eletrônico de estabilidade.
Há também o controle automático de velocidade e de distância, que acelera e freia o veículo para que ele não se aproxime demais do carro à frente e se mantenha dentro dos limites estabelecido pelo condutor.
2. Carros autônomos
Montadoras e empresas de tecnologia já realizam testes com os carros sem motorista.
Os veículos se tornam mais seguros, porque são dotados com câmeras e sensores, que permitem uma visão 360 graus, detectando mais obstáculos que o olhar humano.
Esses dados captados vão para uma unidade de controle, que determina as ações do automóvel, como acelerar, virar a direção ou controlar a frenagem, sempre respeitando a legislação e sinalização do trecho.
3. Aplicativos de navegação
Eles não ajudam só a escapar de congestionamentos, mas, em muitos países, se tornaram uma ferramenta essencial para acelerar a comunicação de acidentes.
O próprio aplicativo alerta as centrais de controle sobre as colisões, o que costuma ocorrer com maior agilidade do que o aviso pelos telefones de emergência.
4. Centrais de monitoramento
Cidades brasileiras já começam a dotar suas centrais de monitoramento com tecnologias que permitem fazer o alerta automático de veículos na contramão ou em excesso de velocidade, além do aparecimento de animais na pista.
O aviso em tempo real possibilita que equipes nas ruas possam atuar para evitar acidentes.
5. Sinalização dinâmica
Nos próximos anos, a tendência é que as rodovias ganhem cada vez mais painéis digitais dinâmicos no lugar das atuais placas de trânsito.
Além de dar informações de segurança em tempo real para os motoristas, a tecnologia tornará possíveis as mudanças temporárias na sinalização.
6. Cartões inteligentes
A adoção de uma carteira eletrônica de motorista, que armazena os dados do prontuário do condutor, contribuiu para fazer despencar o número de mortes no trânsito no norte do México.
Com a mudança na CNH, os agentes de trânsito têm acesso de maneira mais ágil e rápida às informações do motorista, permitindo uma fiscalização mais eficiente, com punição aos infratores.
7. Big data
Nos próximos anos, carros que geram uma série de dados irão circular pelas ruas e estradas conectados.
Com o uso de big data, será possível evitar acidentes, porque o sistema irá identificar, por exemplo, trechos com maior registro de manobras bruscas pelos motoristas, um indício do iminente risco de ocorrências.