Moto elétrica da Kawasaki tem detalhes vazados em registro de patente

Moto elétrica da Kawasaki tem detalhes vazados em registro de patente

Novas imagens de patentes mostram detalhes da produção da EV Endeavor, a moto elétrica da Kawasaki. Os desenhos parecem indicar que a bateria e a unidade de controle da motocicleta serão fabricadas em uma instalação separada do resto do veículo. Os dois componentes serão enviados para um terceiro local – que pode ser já o revendedor – para só então serem instalados.

Outro detalhe é o diagrama de fiação da unidade de controle, que inclui acelerômetros e sensores de temperatura. Esses recursos podem tanto ser usados enquanto a moto está em movimento – para diagnosticar uma falha, por exemplo – quanto para monitorar a saúde da bateria durante o transporte, notificando a concessionária de qualquer dano ocorrido durante antes da entrega para o cliente.

Dividir a montagem da motocicleta pode trazer para a fabricante mais flexibilidade em relação a regulamentos de remessa de baterias de íons de lítio. Também pode permitir que as fábricas já existentes produzam as motocicletas quase completas (chassi, freios e rodas, etc.) com os equipamentos e treinamentos que já possuem, enquanto os novos componentes podem ser produzidos em uma unidade especializada.

A Kawasaki anunciou pela primeira vez sua intenção de desenvolver uma motocicleta elétrica no ano passado, durante o EICMA Milan Motorcycle Show 2019. Entre os poucos detalhes revelados estão que o design é baseado em um quadro Kawasaki Ninja 650 com 4 marchas e que a moto possuirá um motor elétrico de 10 kW (13 hp) contínuo e 20 kW (27 hp) de pico.

Um protótipo chegou a fazer algumas voltas num circuito preparado, mas desde então pouco foi divulgado oficialmente. Porém, essas patentes vazadas indicam que o projeto continua vivo dentro da Kawasaki.

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