Evolução do design de caminhões nas últimas décadas
Diferentemente do automóvel que geralmente é eleito por sua aparência, o design do caminhão pouco importa na hora da compra.
O que interessa ao cliente é sua capacidade técnica, diferencial tecnológico que ajude na segurança e na redução do consumo de combustível.
O mais comum é alguma alteração no desenho do conjunto ótico ou na grade, por exemplo.
mais importante mudança estética pela qual os caminhões passaram foi quando, nos anos 1990, eles deixaram de ser bicudos para se tornarem cara-chatas, com intuito de aumentar a capacidade carga.
Na lista tem autônomo como o Volvo FH, ainda na Europa, ou o que dispensa o retrovisor, dando lugar às câmeras, como o Mercedes-Benz Actros que acaba de chegar ao Brasil.
Os modelos produzidos eram os chassis-cabines e furgões com PBT de 3 t a 6,2 t e de capacidade volumétrica entre 12,3 e 15,4 m³.
nova linha Daily chega este ano ao mercado e com a estética parecida aos veículos da marca na Europa.
novo desenho deixou o caminhão com aparência mais robusta graças à grade frontal destacada em preto.
nova geração do Iveco Daily conta com motor com potência a partir de 146 cv a 170 cv e câmbio manual de 6 marchas.
Os modelos eram equipados com motores de 6 cilindros em linha, com potências que partiam de 210 cv a 240 cv.
Fato é que anos mais tarde o caminhão evoluiu, ganhou o nome Tector e em 2019, chegou totalmente renovado e com a aparência dos irmãos Europeus.
Além do novo visual, os igualando aos que rodam na Europa, os Tector chegaram com novas versões, estreando nos segmentos de leves e médios.
Atualmente, a família Sprinter é composta por versões chassi-cabine, furgão e van com os 314 CDI Street com PBT de (3,5 t), 416 CDI (3,88 t) e 516 CDI.
Airbag para o motorista, ar-condicionado digital, farol de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, radio com CD compatível com MP3 e ESP adaptativo.
Mas muito mais do que a tecnologia, o desenho evoluiu, ganhou formas mais arredondadas e modernas, lhe entregando mais do que beleza, mas também robustez e o mesmo nível de conforto e tecnologias das versões europeias.