O que os 125 anos de Mercedes no automobilismo traz para seu carro

O que os 125 anos de Mercedes no automobilismo traz para seu carro

Indianápolis – O esporte a motor nasceu no exato momento em que o segundo carro do mundo foi construído. A icônica frase mostra a essência competitiva da indústria automobilística. E foi neste contexto dos primórdios do automóvel que a Mercedes, hoje dominante na Fórmula 1, entrou nas pistas, mais precisamente em 1894 na França, na primeira corrida de automóveis da história, entre as cidades de Paris e Rouen.

Para mostrar quanto deste aprendizado nas pistas está presente nos carros de rua, EXAME VIP foi até Indianápolis, nos Estados Unidos, testar o novo Mercedes-AMG E 53 4MATIC+, aposta da marca para combinar performance com esportividade e eficiência.

Convenhamos: a julgar pelo que os alemães fazem na F1, estas palavras já carregam o DNA do automóvel. Desde 2014, quando a principal categoria do automobilismo mundial introduziu a nova era turbo, com motores híbridos (com recuperação de energia), a Mercedes conquistou todos os títulos, sendo 4 com Lewis Hamilton e 1 com Nico Rosberg. No campeonato de 2019, o time lidera com dobradinha, com o britânico à frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas.

E é justamente desta tecnologia utilizada há seis temporada na F1 um dos diferenciais do carro. Com foco no desempenho topo de linha e na eletrificação inteligente, o Mercedes-AMG E 53 inaugura o novo motor de seis cilindros em linha com tecnologia EQ Boost: o motor eletrificado com 3.0 litros, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar.

Com isso, o motor disponibiliza 435 cavalos de potência e um torque máximo de 520 Nm, além de contar com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer 22 cv de potência adicional. Adivinhem de onde veio o conceito de “push” extra para os carros? Das competições, claro: a F1 adotou por muitos anos o botão KERS e hoje a Indy e Stock Car usam o sistema “push-to-pass”, em que o piloto aperta no volante um comando para facilitar a ultrapassagem com o ganho extra de potência.