VOLVO E UBER MOSTRAM O PRIMEIRO CARRO COMPARTILHADO QUE ANDA SOZINHO

VOLVO E UBER MOSTRAM O PRIMEIRO CARRO COMPARTILHADO QUE ANDA SOZINHO

A Volvo e a Uber finalmente apresentaram o XC90 autônomo que vão utilizar em suas corridas. Fruto da parceria estabelecida em 2016, o SUV é equipado com tecnologias que o permitem andar sozinho.

Por ser híbrido, o modelo tem sistema de segurança também para a bateria. Caso haja algum defeito, o carro tem capacidade de frear e estacionar em local seguro. Sensores no teto e ao redor do carro facilitam a direção autônoma mesmo no trânsito das cidades.

A união das duas empresas é benéfica para ambas, pois a Volvo vai lançar automóveis que andam sozinhos em 2020 — a marca sueca quer se tornar líder na comercialização de carros com tal avanço tecnológico. Para a Uber significa estar entre as empresas de serviço de transporte compartilhado com produtos inovadores e exclusivos.

“Trabalhar em estreita cooperação com empresas como a Volvo é um ingrediente-chave para a construção de uma frota segura, em grande volume e autônoma”, disse o CEO da Uber, Eric Meyhofer. “A Volvo é conhecida há muito tempo por seu compromisso com a segurança, que é a pedra fundamental do veículo pronto para produção. Unir um carro desses com nossa tecnologia torna a entrega de serviços autônomos da Uber muito importante.”

O CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, afirmou que a tecnologia autônoma vai permitir melhorias nos sistemas de segurança, o pilar da fabricante: “até meados da próxima década, esperamos conquistar uma participação global de mais de 30% no segmento de carros que andam sozinhos. O acordo com a Uber ressalta nossa ambição de sermos os principais fornecedores de tecnologias de ponta”.

No Brasil, o XC90 é oferecido em versão híbrida plug-in, assim como os carros feitos em parceria com a Uber – mas sem a tecnologia autônoma, claro. O SUV na versão R-Design é vendido por R$ 429.950. A potência total do conjunto é de 407 cv, sendo 320 cv do motor 2.0 turbo de quatro cilindros à combustão e 87 cv do propulsor elétrico. São 40,8 kgfm de torque do propulsor à gasolina e 24,5 kgfm do elétrico, totalizando 65,3 kgfm. Segundo a Volvo, o XC90 consegue rodar 43 quilômetros apenas com energia elétrica.